Correio Popular Notícia






Hemocentro vai para o shopping em busca de doadores

Data da notícia: 17/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120518-62.jpg[/IMG] (Da Redação) Preocupado com a baixa na coleta de doação de sangue, o Hemocentro de Vilhena preparou para ontem (17) e hoje (18), uma atividade no Park Shopping Vilhena, com a finalidade de atrair doadores. A unidade móvel de coleta vai estar entre as 14 e 21 horas estacionada na entrada do prédio, fazendo cadastro e coletando sangue.
A medida, segundo explica Angelita Tomé, é para tentar sensibilizar os doadores já cadastrados que não tem comparecido para a coleta e atrair novos doadores para o cadastro. ?Muita gente até tem vontade de doar, mas não sabe como fazer ou não tem tempo de ir até o hemocentro, e assim vamos ir até as pessoas, facilitando esse contato?, destaca.
O Hemocentro de Vilhena abastece postos em todo o Conesul e mantém uma UCT (Unidade de Coleta e Transfusão) nas cidades de Cerejeiras, Colorado do Oeste e Cabixi, além de atender a UTI e Hospital Regional. Para manter a rotatividade do banco de sangue, hoje seria necessária a coleta de pelo menos 350 bolsas por mês. No entanto, o número tem caído nos últimos meses e o hemocentro não tem mantido em estoque mais que 200 bolsas de sangue.
O sistema cadastral de doadores possui 17.328 cadastros. Parece um número muito grande de doadores para um município com mais de 70.000 mil habitantes, mas no mês passado foram pouco mais de 200 que compareceram para a coleta de sangue. No hemocentro, localizado na Avenida Jô Sato, Bairro Jardim América, o atendimento ao público é das 7 horas às 18h30, através de 52 funcionários, que abrange do setor administrativo ao serviço de apoio.

[B]QUEM PODE DOAR[/B] ? A triagem feita pelo hemocentro mede a altura, peso e faz o exame Hematócrito que diagnostica se o paciente possui ou não anemia. Após essa triagem o sangue coletado é armazenado, e uma amostra é enviada ao Hemeron de Porto Velho, onde são realizados vários exames na amostra que identifique doenças, entre elas HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e Anti HTLV.
Menores a partir de 17 anos podem doar desde que estejam acompanhados por um responsável. Além da idade, há um peso ideal que é acima de 50 quilos. Os possíveis doadores não podem estar em uso de medicamentos, se fizerem tatuagens ou piercings é recomendado um intervalo de um ano a seis meses para se fazer uma doação. Mulheres grávidas também não podem doar. A diretora explica que todos esses requisitos são necessários para que possa haver um aproveitamento maior das bolsas coletadas e maior segurança para quem se beneficia delas. Com informações da Semcom.

Fonte:






Noticia vista 1386 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.